Os colaboradores são considerados o bem de maior valor de uma empresa. São eles que produzem e fazem a empresa crescer e se desenvolver. Eles que trazem resultados e compõem a empresa como um todo, formando um espírito corporativo.

Por esse motivo, é essencial engajar os colaboradores. Funcionários engajados ficam mais motivados a produzir e a trazer resultados reais para a organização. Além disso, o engajamento é importante para criar uma relação positiva de comprometimento e  confiança entre a liderança e os colaboradores.

O que é engajamento corporativo?

Engajamento corporativo é o comprometimento entre o colaborador e seu local de trabalho, ou seja, representa a relação entre a empresa e o funcionário. Funcionários engajados são aqueles que tem orgulho de onde trabalham e de fato vestem a camisa da organização. O principal desafio, entretanto, é saber engajar os colaboradores de maneira profissional e fazer eles se sentirem importantes para a empresa. 

Qual a importância do engajamento com colaboradores?

Engajar os colaboradores é uma tarefa extremamente importante. Colaboradores engajados são leais e comprometidos com a empresa, reduzindo a taxa de demissão e fazendo com que mais pessoas se interessem em fazer parte da organização.

Além disso, quanto mais engajados os colaboradores estiverem, mais eles irão correr atrás de cumprir metas e objetivos tanto pessoais quanto da organização. Isso porque eles se interessam em contribuir com o sucesso e crescimento da empresa. 

O engajamento feito de maneira eficaz resulta em um aumento no nível de produtividade dos funcionários. Funcionários engajados querem ver resultados e ter tido uma contribuição nisso.

8 maneiras e ações para engajar seus colaboradores

1) Converse cara-a-cara

Esse tipo de envolvimento e relação com os funcionários é fundamental para criar um sentimento de importância em seus colaboradores. É essencial expressar que você admira e reconhece o trabalho e esforço deles para trazer resultados para a empresa.

2) Ofereça feedback

Dar apoio e dicas para seus colaboradores é essencial para criar uma relação de confiança e fidelidade. Engajar através de feedbacks permite que ambos estejam engajados e na mesma página quando se trata de determinado projeto ou ação. Expresse os pontos forte e aquilo que eles devem melhorar para se tornarem profissionais cada vez melhores.

3) Encoraje seu colaborador

Além de oferecer feedback, é importante encorajar e estimular seu colaborador para que ele tenha um propósito dentro da posição em que atua. Você sabe que ele tem potencial e que ele consegue fazer muito além daquilo que ele acha que consegue, então diga isso a ele.

4) Converse sobre oportunidades

Converse com seus colaboradores sobre os planos de carreira, aspirações profissionais deles. É importante eles saberem que têm apoio e mentorias profissionais. Fale também sobre possíveis oportunidades que possam ter dentro da empresa que se encaixem com o plano de carreiras e perfil do profissional.

5) Eventos

Faça eventos para integrar a equipe. Isso é importante para criar um ambiente de trabalho prazeroso e que haja companheirismo. Uma equipe que se dá bem e que é unida faz com que o clima seja mais leve e, consequentemente, as pessoas produzem mais.

6) Reconheça e recompense esforços

Engajar através do reconhecimento de esforços trás inúmeros benefícios, entre eles o cultivo da lealdade com o colaborador, além do aumento de produtividade. É importante que o gestor também recompense o esforço funcionário de alguma maneira, seja ela financeira ou não.  

7) Comunique-se claramente

A comunicação é um fator decisivo no engajamento entre colaboradores e líderes. Sendo assim, tenha uma comunicação clara de ambos os lados para que o engajamento seja eficiente e proveitoso.  

8) Utilize ferramentas que sejam divertidas

Utilizar ferramentas como games e jogos é uma maneira divertida de engajar seus colaboradores. Esse método, que é conhecido como gamificação, desperta a curiosidade, aumenta a motivação e interesse, resultando em colaboradores mais engajados e envolvidos. 

Leia mais: O que é gamificação? Entenda suas vantagens


Todas essas ações podem ser implementadas em seu negócio para aumentar o engajamento com seus colaboradores e torná-los mais proativos e interessados. O engajamento entre colaboradores e líderes é essencial para garantir um ambiente de trabalho agradável e inspirador. Além disso, colaboradores engajados são mais produtivos, entretanto, afetam seu negócio positivamente ao gerarem um maior retorno financeiro para a empresa. 

Conheça nossa ferramenta de gamificação para treinamentos

Deixe uma resposta