Com o objetivo de capacitar os funcionários, as empresas estão cada vez mais investindo em treinamentos corporativos. Considerando a competitividade do mercado hoje em dia, fazer treinamentos de funcionários é uma ótima maneira de alavancar seu negócio e obter uma vantagem competitiva.

O que é um treinamento corporativo?

Treinamento corporativo é a prática de capacitar funcionários para aprimorar suas habilidades e ter um melhor desempenho dentro da empresa. Os treinamentos podem ser direcionados para qualquer departamento ou área: estratégico, operacional ou tático. Por desenvolver qualidades específicas, treinamentos corporativos são cruciais para o crescimento e sucesso do seu negócio. 

Quais são as vantagens de treinamentos corporativos?

Ao melhorar as habilidades e competências das equipes, treinamentos corporativos aumentam a produtividade e nível do serviço. Isso acontece pois os colaboradores se sentem valorizados e motivados pois a empresa está investindo neles. Além disso, treinamentos favorecem a inovação, permitindo que seus funcionários tenham uma nova visão de mundo, que é uma grande vantagem competitiva sobre a concorrência.

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O incentivo à criatividade e diálogo também é uma vantagem dos treinamentos corporativos, pois os colaboradores se sentem livres e seguros para expressar suas opiniões. Com isso, a rotatividade de funcionários diminui, pois os funcionários têm um vínculo forte com a empresa onde trabalham.

Quais são os tipos de treinamentos corporativos?

Cada tipo de treinamento tem seu método e finalidade específico, entretanto, é importante alinhar o tipo de treinamento com o objetivo da sua empresa. Alguns exemplos de treinamentos corporativos são: 

  • Gamificação: treinamento através do uso de games/jogos, que tem como objetivo tornar o treinamento divertido e estimular os colaboradores à competição saudável. Esse tipo de treinamento é vantajoso porque é possível metrificar os resultados além de engajar os jogadores.
  • Rodízio de papéis: promove a rotatividade de funcionários entre as áreas para que os colaboradores conheçam e compreendam o trabalho e funções realizadas pelo seus colegas.
  • Coaching: através de um acompanhamento profissional, este método foca em identificar e desenvolver as potenciais competências dos colaboradores. Essas competências são desenvolvidas para que o funcionário atinga determinadas metas e objetivos. 
  • Programa de mentoria: profissionais com mais experiência tornam-se mentores dos colaboradores com menos experiência, afim de motivá-los e auxiliá-los a baterem metas e a alcançarem objetivos. Este treinamento permite com que os mentores transmitam o seu conhecimento tático, que foi adquirido com anos de experiência em determinada área ou função. 
  • Grupos de estudo: os membros da empresa são divididos em grupos para promover a troca de informação e discussão de assuntos e/ou projetos a serem implementados. Esse tipo de treinamento promove o engajamento e espírito de equipe entre os funcionários. 
  • Simulação: simula diferentes situações para que os colaboradores saiba como agir em cada uma delas. Muito efetivo no treinamento de vendas por exemplo, para que os vendedores saibam como realizar a venda para cada tipo de cliente e como responder à perguntas inesperadas
  • E-learning: são disponibilizados treinamentos, documentos e video aulas em uma plataforma para que o colaborador acesse de onde quer que esteja e seja capacitado.

Após entender o conceito de treinamento corporativo, os diferentes métodos e suas vantagens, chegamos a conclusão que essa prática é necessária para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio. Por existirem diversos tipos de treinamentos, as empresas podem escolher dentre as inúmeras opções a que cabe melhor às suas necessidades. Muitas empresas estão optando por treinamento através de plataformas online. Isso acontece pois esse tipo de treinamento reduz o tempo e custos dos treinamentos. Por fim, é evidente que o treinamento corporativo é essencial para o sucesso de um negócio, seja ele online ou presencial. 

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