Os seres humanos têm que desenvolver novas habilidades e capacidades o tempo inteiro. E isso não é de hoje! Essa necessidade está presente desde sempre. Na pré história, era preciso desenvolver habilidades essenciais para a sobrevivência. Por isso, eles precisavam treinar a pesca e caça constantemente por exemplo.

Hoje em dia, não se trata mais de sobrevivência pessoal, e sim profissional. À medida que novas tecnologias vão surgindo, a necessidade de criar habilidades e capacidades que nos destaquem em relação aos outros e às empresas concorrentes acaba tendo que se tornar uma prioridade.

Essas novas tecnologias que surgiram, facilitaram grande parte da nossa vida. Setores como transporte, comunicação e serviços de alimentação foram totalmente transformados, porém o trabalho continua sendo igual era antes.

A vida pessoal ficou mais colorida, mas a vida profissional continua preto e branco (Daniel Sgambatti, CEO da Kludo)

Mas isso não precisa mais ser assim. Novas tecnologias estão revolucionando o mundo corporativo e um dos focos dessas tecnologias é o treinamento e capacitação de colaboradores. Algumas dessas tecnologias são:

  1. Gamificação
  2. Realidade aumentada
  3. Realidade virtual

Tecnologias para treinamentos

1) Gamificação

Todos nós já jogamos algo em algum momento da vida. Sempre que jogamos nós nos divertimos, recebemos um feedback, acumulamos uma pontuação e geramos uma competição saudável. Essas são premissas básicas dos games.

Com o avanço da tecnologia, agora é possível realizar treinamentos através de jogos com plataformas como a Kludo, por exemplo. O gestor monta um treinamento em forma de games de forma simples e rápida em uma plataforma e disponibiliza isso para seus colaboradores.

Quando os colaboradores vão realizando os games, eles vão ganhando pontos de acordo com o número de acertos, erros e treinamentos realizados. Além disso, é possível metrificar o resultado de todos os jogadores e o avanço da aprendizagem deles ao longo do tempo.

Os jogos são uma maneira divertida de realizar treinamentos. Por esse motivo, os colaboradores acabam se engajando mais. Além disso, treinamentos gamificados reduzem o tempo necessário para treinar as pessoas e os colaboradores podem realizá-los quando e onde quiserem.

Leia mais: O que é gamificação?

2) Realidade aumentada

A realidade aumentada coloca elementos do mundo real sobre o mundo digital. Uma das primeiras aplicações dela no Brasil, foi quando uma empresa de tintas criou um aplicativo, por meio do qual era só apontar a câmera do celular para uma parede que você queria pintar e escolher uma cor de tinta, e o aplicativo mostrava como ficaria a sua casa com a cor que você escolheu.

No mundo de treinamento e capacitação, a realidade aumentada muitas vezes é utilizada na fabricação de carros. Para treinar um novo operário, a empresa disponibiliza um aplicativo de celular, e ele aponta o celular para a carroceria do carro e escolhe no aplicativo qual peça ele tem que colocar em cada lugar.

A realidade aumentada normalmente faz mais sentido para trabalhos mais manuais e operacionais. Isso porque o aplicativo mostra os objetos que devem ser utilizados em cada um dos lugares específicos.

3) Realidade virtual

Enquanto a realidade aumentada é uma mistura do mundo real com o digital, a realidade virtual é uma experiência 100% digital. Você coloca um óculos especialmente desenhado para esse tipo de experiência, que simula uma situação e por meio do olhar ou por meio de controles, a pessoa toma decisões do que fazer naquele ambiente.

Um exemplo disso é a Medroom. Essa startup aplica realidade virtual para criar treinamentos em relação à área da saúde. Ao colocar o óculos, o aluno visualiza uma pessoa e consegue ver todos os orgãos, veias e toda a sua anatomia. Isso faz com que o aluno de medicina não tenha um abismo tão grande entre a teoria e a prática.

Com essas novas tecnologias o mundo do trabalho também pode ficar colorido. Treinamentos não precisam mais ser chatos e maçantes. Tratar de questões importantes no ambiente de trabalho pode sim ser divertido!

Deixe uma resposta