Com o objetivo de facilitar a gestão, otimizar tempo e aumentar lucros, o uso de novas tecnologias pode alavancar positivamente diversas organizações. Sendo algumas já usadas há alguns anos e outras que prometem fazer a diferença na forma de gestão nos próximos anos, entenda como e porque elas devem ser implementadas no seu negócio. 

1. Inteligência artificial (AI)

A inteligência artificial, também conhecida como AI (Artificial Intelligence em inglês), é o uso de dispositivos tecnológicos para automatizar e simular o raciocínio humano. Sendo assim, a ideia é que a Inteligência Artificial realize tarefas humanas, pois os dispositivos foram criados para pensar como nós. 

Empresas como Amazon e Netflix têm os melhores serviços de AI, pois são capazes de analisar os dados do consumidor e usá-los para campanhas de marketing e ferramentas de procura personalizadas. Ao oferecer produtos e serviços baseados nos dados do consumidor, facilita-se a tomada de decisão e aumenta-se a taxa de conversão para a empresa. 

Além disso, uso de Inteligência artificial permite a redução de erros e custos, e facilita a gestão corporativa pois faz transmissão de dados em tempo real. Como consequência, aumenta a produtividade e lucro das empresas. 

2. Realidade virtual e aumentada

Nos últimos anos, o uso da realidade virtual passou a ser mais acessível por estar disponível nos dispositivos através de aplicativos. Usando aparelhos multisensoriais, podemos interagir em tempo real com o espaço 3D. 

Conhecida como realidade virtual e aumentada, essa tecnologia promove uma experiência para o usuário, aumentando seu engajamento e interação com certo produto ou serviço. Sendo assim, diversas áreas e industrias podem utilizá-la afim de entreter seus consumidores. 

Um exemplo é o mercado imobiliário, que vem utilizando essa tecnologia para mostrar aos clientes como ficará o projeto final de um empreendimento, de maneira que você estará dentro do ambiente. Por aumentar a interação e promover uma experiência mais interessante para os colaboradores, essa tecnologia está sendo usada em treinamentos corporativos, prometendo mudar a gestão corporativa. 

3. Big Data

Por conta do crescimento exponencial da internet e seus usuários, existe uma quantidade enorme de dados que é produzida e armazenada. O Big Data tem a função de compreender e analisar essa quantidade massiva de informação afim de captar dados importantes e úteis para seu negócio.

Se usado de maneira eficaz, o Big Data pode colher informações como público alvo e faixa etária de seus consumidores, permitindo que você foque em estratégias de gestão baseadas nesses dados coletados. Ao ter acesso a esses dados, a empresa pode implementar ações mais estratégicas e assertivas que são voltadas para seu público. Sendo assim, utilizar o Big Data na gestão corporativa garante uma vantagem sobre a competição. 

4. Internet das coisas (IoT)

Internet das coisas, também chamada de IoT (Internet of Things) é o conceito de conectar objetos, máquinas e dispositivos através de sensores e softwares que transmitem dados. Esses dados podem ser coletados e compartilhados de modo instantâneo.

A IoT permite a automação de processos, resulta na otimização de tempo, redução de erros e gestão assertiva. Com o objetivo de facilitar a troca de informação e vida das pessoas, a internet das coisas pode ser utilizada em diversas indústrias, como: alimentícia, transporte, logística, agronegócio, entre outros. 

5. Computação em nuvem

Essa tecnologia oferece o acesso e armazenamento de informações, dados e aplicativos online e de uma maneira segura. Enquanto o Big data foca na análise dos dados, a computação em nuvem (cloud computing, em inglês), permite a execução de tarefas pela internet. Sendo assim, não há a necessidade de instalar aplicativos, somente conectar à sua plataforma online. 

Essa tecnologia reduz custos para seu negócio, pois o valor pago refere-se somente ao que for usado. Além disso, você pode acessar a nuvem de qualquer computador, independentemente da sua localização geografia.

Em relação à gestão corporativa, a computação em nuvem melhora a comunicação entre o gestor e seus colaboradores, pois ambos têm acesso imediato à plataforma. A computação em nuvem permite o compartilhamento instantâneo de dados entre os colaboradores, ou seja, as decisões serão feitas de maneira mais rápida e assertiva. 

6. Gamificação

A gamificação é o uso de games/jogos afim de ensinar, engajar e motivar colaboradores de maneira divertida e dinâmica. O uso dessa tecnologia está crescendo bastante no ambiente corporativo, sendo implementado principalmente em treinamento e onboarding de colaboradores. 

Leia mais: O que é gamificação? Entenda suas vantagens

Por ser recreativo e prazeroso, a gamificação aumenta o engajamento dos colaboradores e facilita a gestão corporativa. Além disso, essa tecnologia reduz o custo e tempo de treinamento de funcionários, possibilitando que eles acessem as informações a qualquer momento, e de qualquer local. 

Essas 6 tecnologias citadas e explicadas acima são essenciais para o uma gestão corporativa eficaz. O uso delas permite que o gestor melhore a comunicação com seus colaboradores, além de reduzir o tempo e custo das tarefas e atividades. Além disso, é possível ter um melhor entendimento sobre seu negócio ao utilizar tecnologias que analisem e estudem o seu consumidor ou cliente. Por fim, é evidente que ficar a frente das mudanças e inovações tecnológicas garantem uma melhor gestão corporativa e uma vantagem competitiva sobre os concorrentes.


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