Benefícios corporativos são um conjunto de vantagens oferecidas pelas empresas para seus colaboradores a fim de garantir seu bem-estar e qualidade de vida. Existem os benefícios que são obrigatórios por lei, como vale-transporte, FGTS, décimo terceiro e férias, e os opcionais, que variam de empresa para a empresa e são implementados como um diferencial para seus funcionários. 

Oferecer benefícios corporativos adicionais é uma ferramenta de sucesso para atrair e reter bons profissionais, pois os colaboradores sentem-se valorizados por suas empresas. Uma gestão empática e comprometida com a satisfação do seu público interno resulta em colaboradores felizes e motivados, gerando um aumento do seu desempenho e produtividade dentro da organização. 

Além disso, oferecer benefícios corporativos é um método muito eficaz para fidelizar funcionários, pois a remuneração financeira deixou de ser um benefício suficiente para motivar, incentivar e cativar funcionários. 

Benefícios corporativos são muito valorizados pelos funcionários, porém é essencial que eles se adequem ao perfil dos seus colaboradores. Sendo assim, é importante considerar a cultura organizacional e ouvir seus funcionários para garantir que a carteira de benefícios corporativos seja vantajosa para seus colaboradores. 

Vantagens de benefícios corporativos

Para que os benefícios corporativos sejam proveitosos para seus colaboradores, é necessário fazer um planejamento adequado, considerando a visão, missão e objetivos da empresa, adequando-os com o perfil dos colaboradores. 

Oferecer benefícios corporativos aumenta o nível de satisfação e lealdade dos funcionários, além de motivá-los e aumentar seu nível de engajamento com a empresa. Como consequência, os colaboradores atingem melhores resultados, oferecem um melhor atendimento ao cliente, colaborando positivamente para o sucesso da empresa. 

Além disso, benefícios corporativos podem reduzir o nível de stress dos funcionários, além de diminuir a taxa de demissão e aumentar a credibilidade do seu negócio. 

Tipos de benefícios corporativos

1)Plano de saúde

Dependendo da classe trabalhista, esse benefício é obrigatório. Ele satisfaz a necessidade básica dos colaboradores, e é o benefício mais oferecido no mercado. Também chamado de assistência médica, ou convênio de saúde, esse benefício também pode cobrir os gastos de custos de saúde dos dependentes do funcionário. Além disso, algumas empresas oferecem plano odontológico e/ou auxílio farmácia.

2) Alimentação

Este benefício não é obrigatório, porém é muito valorizado pelos colaboradores. No vale alimentação, o funcionário recebe um valor para gastar em supermercado, açougue, entre outros. Já no vale refeição, o seu valor é calculado por dia para que os funcionários possam almoçar durante o período de trabalho. Além disso, existem empresas que oferecem cestas básicas, o que é muito beneficial para colaboradores que têm filhos e família.

3) Transporte 

Em contrapartida com o vale alimentação, o vale transporte é obrigatório por lei e seu valor é calculado de acordo com o preço da condução necessária para o colaborador ir pro trabalho. Como um adicional, existem empresas que oferecem vale combustível ou estacionamento gratuito para seus funcionários. 

4) Educação

Oferecer benefícios corporativos voltados para a educação é uma vantagem tanto pro colaborador, quanto para a empresa. Ao conceder bolsas de estudos para seus funcionários, as empresas incentivam o crescimento e desenvolvimento cognitivo dos colaboradores, estimulando-os a se capacitarem e crescerem na empresa. O vale cultura, que são descontos para cinema, teatro, shows, exposições, entre outros,  também promove a educação, além de momentos de lazer e descontração para seu funcionário. 

5) Flexibilidade

Grande quantidade dos colaboradores no mercado de trabalho hoje em dia são Millennials, geração que valoriza muito a flexibilidade das empresas. Oferecer home office para seus colaboradores lhes dá a autonomia e conforto para trabalharem em casa ou em um ambiente que não seja o escritório da empresa. 

Por conta da tecnologia, os funcionários podem cumprir suas atividades e trabalhos de qualquer local, basta uma conexão à internet ou à plataforma da empresa. Além de home office, o benefício de ter horários flexíveis permite que o colaborador trabalhe no horário que seja mais atrativo para ele dentro das horas obrigatórias. Ademais, esse benefício corporativo não tem custo e possibilita que o funcionário tenha um melhor equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. 

Já o fato de não haver dress code, ou seja, a liberdade para se vestir sem seguir uma regra, é um benefício muito atrativo para o público jovem, não tem custo e instiga a criatividade. 

6) Lazer e bem estar

Apesar de ter um custo, fazer parcerias comerciais é um benefício corporativo que tem a capacidade de reter talentos, influenciar novas contratações, além de trazer bem estar para seus colaboradores. Exemplos desse benefício são descontos em lojas, barbearias, cabeleireiros, entre outros. Esse benefício incentiva a atividade física aos seus colaboradores. Essa prática é importante pois aumenta a autoestima, qualidade de vida e saúde do colaborador, resultando em um nível mais alto de produtividade e rendimento dentro da empresa.

7) Auxílio creche 

Dependendo do perfil do público interno de sua empresa, o auxílio creche pode ser muito vantajoso. Ao colaborar com algumas despesas da creche, a empresa se beneficia pois os colaboradores que são pais ficam mais tranquilos e podem realizar suas funções despreocupados, pois seus filhos estão na creche. 

8) Participação nos lucros

Este benefício permite que os colaboradores da empresa façam parte do negócio pois tem uma participação nos lucros da empresa. Isso resulta em funcionários mais motivados e produtivos na busca e realização de bons resultados, pois sabem que seu desempenho influencia diretamente o lucro da empresa no qual fazem parte. 

Estudar e fazer um planejamento em relação aos benefícios corporativos a oferecer para seus colaboradores é essencial para garantir que eles se adequem às necessidades deles. Além disso, um orçamento deve ser feito para garantir que o investimento em benefícios corporativos gere retorno e agregue valor aos funcionários e à empresa. 

É de responsabilidade do RH assegurar que os funcionários estão respeitando as regras, e não estão abusando dos benefícios corporativos da sua empresa. Se planejados de maneira inteligente, respeitando o perfil dos colaboradores, missão e visão da empresa, benefícios corporativos são uma estratégia fundamental para sucesso do seu negócio.


Por meio da nossa plataforma de gamificação para treinamentos você consegue dar benefícios e prêmios aos funcionários que realizarem mais treinamentos e reterem mais conteúdo! Peça sua demo!

Deixe uma resposta