Para um profissional se desenvolver é muito importante que ele aprenda constantemente. Ele precisa aprender novas formas de se relacionar, novas técnicas e conceitos de sua área de especialização e de outras áreas e precisa estar à par das novas tecnologias e empresas em ascensão. 

Para isso é importante que você monte uma estratégia para incentivar e motivar seus funcionários a se desenvolverem e irem atrás de novos aprendizados sempre. Nesse post vamos te mostrar como estruturar essa estratégia.

1)Entenda o Loop de Aprendizagem

Todos que querem realmente aprender devem passar por um Loop de Aprendizagem. Esse Loop de Aprendizagem é apresentado no livro “Expertise Competitiva – Como as empresas mais inteligentes usam o aprendizado para engajar, competir e ter sucesso” de Kelly Palmer & David Blake. Inclusive esse é um livro que recomendamos muito para quem deseja implementar uma cultura de aprendizagem constante em sua empresa.

O Loop de Aprendizagem consiste em basicamente 4 fases: conhecimento, prática, feedback e reflexão. Vamos pegar como exemplo uma pessoa que deseja aprender sobre gamificação para treinamentos corporativos.

A pessoa que tem interesse nesse assunto e deseja se aprofundar mais nele, precisa primeiro obter conhecimento sobre o assunto. Para isso ele irá procurar matérias e artigos na internet e empresas que possuem produtos para gamificar treinamentos.

Em seguida a pessoa precisa colocar esses conhecimentos em prática. Ela pode contratar um piloto de uma plataforma para gamificar um treinamento de sua preferência. 

A partir desse treinamento, as pessoas vão dar feedbacks. Feedbacks são chave para entendermos o que estamos aprendendo e o que devemos melhorar. As pessoas que realizaram esse treinamento gamificado podem dar sua opinião do que elas acham que pode ser melhorado e as coisas que elas gostaram, como o conteúdo do treinamento, se elas acham que aprenderam e se engajaram mais do que um treinamento tradicional ou até se eles pensaram em maneiras de implementar isso melhor na empresa.

Uma vez que ela ouviu todos os feedbacks sobre a implementação da gamificação para treinamentos, ela deve refletir sobre o que ela aprendeu e os pontos que devem ser melhorados. Assim ela consegue pensar em estratégias de como implementar isso de uma forma mais adequada.

2) Faça com que os colaboradores avaliem suas lacunas de habilidades

Ajudar seus colaboradores a conhecerem seus pontos fortes e fracos e suas lacunas de habilidades e conhecimentos é imprescindível. Isso faz com que eles saibam que pontos eles devem melhorar e desenvolver e a partir disso ir atrás de recursos para concretizar isso.

Para isso, além de dar um feedback a eles sobre esses pontos, os incentive a fazer uma autoavaliação sobre os pontos fortes e fracos de cada um e o que eles desejam aprender. As habilidades e conhecimentos que eles desejam ter e desenvolver não precisam necessariamente ter relação com sua área de especialização, pois o foco aqui é seu desenvolvimento profissional e como isso agrega para a organização como um todo.

3) Encoraje diferentes maneiras de aprendizado

Atualmente nós temos diferentes fontes de conhecimento e aprendizado. A internet nos possibilita uma infinidade de fontes, assuntos e tipos de ferramentas. Quanto mais diversificada for a maneira de aprender, mais eficaz ela vai ser.

Você pode incentivar seus colaboradores a acessarem conhecimento através de livros, vídeos, podcasts, workshops, cursos e artigos. Mas lembre-se de adequar as ferramentas de acordo com o perfil de necessidade de cada um. Não faz muito sentido por exemplo você disponibilizar uma ferramenta super tecnológica para um colaborador de mais idade e que não se dá tão bem com tecnologia.

4) Reconheça o aprendizado

A motivação é um fator que faz muita diferença no processo de aprendizado. Por isso, tente motivar constantemente seus colaboradores para que eles estejam sempre à procura de novas fontes e conteúdos de aprendizado.

Além disso, reconheça o novo conhecimento e desenvolvimento de habilidades de seus funcionários. Além do reconhecimento verbal que já é muito motivacional, você pode dar prêmios às pessoas que se desenvolverem mais de acordo com um certas métricas. Na plataforma da Kludo por exemplo, quanto mais treinamentos o colaborador for realizando, mais pontos ele vai acumulando. De acordo com o número de pontos dele, ele pode trocar por prêmios como um day off ou uma massagem.

Todos gostam de ser reconhecidos por seu trabalho e seu esforço, e com o conhecimento é a mesma coisa. Reconhecimento motiva ainda mais as pessoas a irem atrás de mais conhecimento e também faz com que sejam mais produtivos.

Gostou das dicas? Tente implementá-las na sua empresa!

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