Não há nada pior do que fazer todos os dias as mesmas coisas e sempre da mesma maneira. Inovar é sempre bom! Nos dá uma motivação a mais para realizar nosso trabalho, buscar resultados melhores e aumentar nossa produtividade. 

No time de vendas isso fica ainda mais evidente, pois todos os dias eles têm que vender o mesmo produto. E os treinamentos costumam ser bem teóricos e massantes. Por isso, é muito importante inovar o treinamento do time de vendas de tempos em tempos, para motivar e incentivar os vendedores. Nesse post vamos falar algumas maneiras de fazer isso.

1)Vender coisas inusitadas

Existe uma atividade que muitas vezes é aplicada em processos seletivos. Ela consiste em pedir para a pessoa vender um objeto inusitado, como vender uma dentadura para uma pessoa que tem dentes. É preciso pensar em diferentes aplicações e usos de uma dentadura, e muitos desses usos deverão ser inusitados.

Utilizar essa atividade em um treinamento de vendas, além de ser divertido, estimula  o raciocínio, já que a pessoa deve pensar muito rapidamente em possíveis aplicações do produto inusitado. É uma maneira de treinar o vendedor para responder rapidamente perguntas que surjam, sem ele ter que pensar muito.

2) Simulação de vendas com diferentes perfis de clientes

Uma coisa é entender como funciona a venda de um certo produto outra coisa é realizar essa venda na prática. Na venda real, você lida com diferentes perfis de clientes, muitas vezes de diferentes setores e cargos. Por isso é muito importante não só treinar a venda, mas também treinar como lidar com os diferentes perfis de clientes.

Faça treinamentos presenciais, onde uma pessoa finge ser um tipo de lead e a outra deve vender o produto para ela de acordo com seu perfil e as possíveis perguntas que ela faria.

Lidar com clientes com diferentes humores também faz diferença, recriar uma situação em que se deve lidar com um lead enfurecido por exemplo, faz com que o vendedor já tenha uma noção maior de como agir em uma situação como essa.

3) Gamificação

Uma outra maneira de inovar o treinamento do time de vendas é utilizando a gamificação. Gamificação é algo que está muito em alta atualmente. Nada mais é do que aplicar conceitos de jogos no nosso dia a dia. Para o time de vendas, você poderia simular em um aplicativo a conversa entre o vendedor e o lead, e o jogador deve escolher as alternativas corretas em relação ao que falar. 

Leia mais: O que é gamificação? Entenda as vantagens

Quanto mais o vendedor acertar, mais pontos ele vai acumulado, e no final isso poderia ser revertido em prêmios para motivá-lo ainda mais. Um outro ponto positivo da gamificação é que você pode metrificar os resultados de todos os vendedores e assim, perceber quais temas cada um precisa de mais ênfase e mais treinamento.

E aí já sabe qual dessas inovações você vai utilizar com o seu time de vendas? O importante é estar em constante inovação e atualização para obter uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes e engajar seus colaboradores.

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