A capacitação de colaboradores é uma tarefa extremamente importante dentro das organizações. Isso porque quanto mais capacitados, mais resultados os colaboradores irão trazer para a empresa. Porém, treinamentos presenciais nem sempre são possíveis devido à dispersão geográfica dos funcionários.

Com o avanço da tecnologia, o treinamento de funcionários que estão em diferentes cidades ou países acaba não sendo mais um empecilho. Diversas empresas já estão implementando e utilizando diferentes técnicas para treinar e capacitar seus colaboradores à distância. 

E-learning

A maior e talvez mais disseminada técnica de EAD é o e-learning. E-learning vem do inglês eletronic learning (aprendizado eletrônico em português) e é basicamente uma maneira de ensinar à distância. Todos os materiais didáticos ficam disponíveis em uma plataforma que pode ser acessada pela internet, facilitando o treinamento à distância.

O colaborador consegue consumir o conteúdo online. Existem duas possibilidades do uso do e-learing, que podem ser utilizadas de maneira mista. Uma delas é um professor, tutor ou mediador dar aulas ou treinamentos pela plataforma. Outra é disponibilizar documentos, imagens e vídeos na plataforma que podem ser acessados a todo instante.

O ideal é que seu colaborador consiga acessar a plataforma de e-learning da empresa tanto pelo celular quanto pelo computador, dando a ele ainda mais flexibilidade de horário e local para acessar o conteúdo.

Ferramentas de comunicação

Com a presença da internet, o acesso à informação e conteúdo está cada vez mais prático e democrático. Informações que antes só podiam ser acessadas pelo rádio e jornal, hoje podem ser acessadas nos computadores e celulares.

Isso fez com que novas ferramentas de comunicação surgissem, como redes sociais, blogs, sites de notícias e vídeos. Essas são fontes de informações que os colaboradores podem acessar sem nenhum custo e que eles podem aprender muito.

A Degreed por exemplo, é um site que pergunta ao usuário o que ele quer aprender e que habilidades quer desenvolver. Depois disso ele procura diversos artigos em blogs, vídeos e sites, e reúne tudo isso na sua plataforma para disponibilizar o máximo de informações possíveis para seu colaborador.

Gamificação

A gamificação é um conceito que está muito em alta. Consiste em utilizar jogos para treinar e capacitar os colaboradores. Através da gamificação é possível metrificar os resultados de cada um dos funcionários, além de ranqueá-los para estimular uma competição saudável.

Gamificação também é uma ótima maneira de engajar os colaboradores. Por se tratar de jogos, as pessoas retêm mais conteúdo e se entretêm jogando. Além disso, por se tratar de uma plataforma online, os colaboradores podem realizar os treinamentos onde e quando quiserem.

O treinamento à distância, além de dar maior flexibilidade e acessibilidade aos colaboradores, também é vantajoso porque é possível metrificar os resultados de todos os funcionários. Isso faz com que você veja os pontos que cada um deve melhorar e até mesmo se o treinamento trouxe resultados reais ou não. 


Agora que você já conhece as diferentes técnicas, que tal entender um pouco mais sobre gamificação e solicitar uma demo da nossa plataforma para gamificar treinamentos? Experimente!

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