Por conta de mudanças sociais, políticas e econômicas, novos modelos de gestão empresarial foram desenvolvidos. Os modelos contemporâneos são mais eficazes em gerir os Millennials, geração que nasceu entre 1980 e 2000, e que já representa 50% dos colaboradores no mercado de trabalho. 

O que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é uma série de estratégias e táticas direcionadas para o desenvolvimento, crescimento e sucesso de um negócio. O objetivo da gestão empresarial é medir resultados, mensurar problemas, evitar falhas e corrigir erros. 

Entretanto, é importante escolher um tipo de gestão que esteja alinhada aos valores, missões e objetivos da sua empresa para que as estratégias sejam executadas de acordo com o perfil do seu negócio. 

O gestor empresarial se baseia em três recursos: estrutural, financeiro e humano. Sendo assim, a gestão empresarial tem como objetivo estruturar projetos, objetivos e metas, analisar e averiguar a área financeira, além de fazer a gestão de pessoas. Quando um gestor faz um planejamento e estratégias eficazes considerando esses 3 recursos, ocorre uma melhor fluidez dos processos da empresa, aumenta a produtividade dos colaboradores e permite que objetivos organizacionais sejam alcançados. 

Novas formas de gestão empresarial

Com tantos avanços tecnológicos que influenciaram a comunicação e interação entre as pessoas, novos modelos de gestão empresarial foram criados para alcançar as demandas de organizações que precisam tomar decisões rápidas, assertivas e ágeis. Os objetivos das novas formas de gestão são de gerar valor para sua empresa e colaboradores de uma maneira inovadora e criativa.  

Os novos modelos de gestão agora seguem um estilo mais flexível, instigando a inovação e criatividade de seus colaboradores. Antigamente, o modelo de gestão era centrado em chefes que ditavam regras e mandavam nos funcionários de maneira inflexível e sem dar espaço para opiniões. Gestores que ainda utilizam esse modelo de gestão provavelmente nasceram dentre os anos 1960 e 1980, ou seja, fazem parte da geração X.

Nos dias de hoje, as empresas estão investindo em um novo modelo de gestão, onde os colaboradores têm espaço para dar suas opiniões e os “chefes” agora são líderes de uma equipe/área. Esse novo modelo de gestão iniciou-se por conta dos Millennials, geração nascida entre 1980 – 2000 e que defende a liberdade, flexibilidade e inovação dentro do ambiente de trabalho. 

Empresas de sucesso como Google, Facebook e Netflix são adeptas desse novo modelo de gestão e provam que criar uma cultura organizacional que tem como objetivo valorizar o colaborador é uma maneira extremamente eficaz aumentar a produtividade deles e fazer o negócio crescer. 

Em relação à estrutura organizacional, as empresas estão focando em uma gestão mais horizontal e menos hierárquica, onde os colaboradores têm mais liberdade de expressar suas opiniões. Como mencionado anteriormente, os novos modelos de gestão tem gestores que lideram, e não chefiam. Isso faz com que os colaboradores se inspirem em seus gestores e se dediquem para atingir a posição deles. 

7 práticas para liderar com respeito 

Existe um novo modelo de gestão empresarial chamado Sete práticas para liderar com respeito. Essa nova forma de gestão foca em 7 práticas de liderança para engajar e motivar os seus colaboradores. Eles são: ir e ver, desafiar, escutar, ensinar, apoiar, trabalhar em equipe e aprender. 

Ao desafiar os colaboradores, o líder faz com que eles saibam quais são as expectativas da empresa e como podem melhorar para atingi-las. Nessa prática, os gestores escutam os colaboradores a fim de entender quais obstáculos estão enfrentando e os auxiliam a achar uma forma de vencê-los e ultrapassá-los. 

Além disso, ensinar novas habilidades é extremamente importante na gestão empresarial, sendo uma atividade diária do líder/gestor. Capacitar colaboradores é essencial para que eles pensem fora da caixa, sejam inovadores e tenham criatividade ao realizar suas funções. Não basta somente ensinar os colaboradores: apoiar os colaboradores e reconhecer seu esforço também é muito importante para manter seus colaboradores motivados e inspirados a fazer seu melhor.

Essa nova gestão foca no trabalho em equipe, ou seja, desafios e barreiras são solucionados em equipe, com diversas pessoas pensando na melhor maneira de solucioná-los. Por fim, é ideal que os líderes aprendam com os planos e estratégias implementadas, reconhecendo ideias inovadoras e a viabilidade dos métodos utilizados.

Entenda como a gamificação pode aumentar o aprendizado de seus colaboradores

O uso dessas 7 práticas faz com que seus colaboradores aumentem o engajamento, e consequentemente se tornem mais produtivos. Sendo assim, seu negócio terá melhores resultados e desempenho dentro do seu mercado ou indústria. 

Foco no cliente 

O foco no cliente é um novo modelo de gestão em alta. Ele é focado em gerir os colaboradores para focar única e exclusivamente nos clientes, entendendo suas necessidades, objetivos e desafios. Os novos gestores empresariais gerem seus colaboradores para focar no consumidor e/ou usuário de seus produtos e serviços, afinal o lucro da empresa provém deles. 

Os novos modelos de gestão empresarial vem se mostrando muito eficazes. Empresas de sucesso, que investem em gestores que são líderes, focados em ensinar e capacitar seus colaboradores, são exemplos práticos da importância de utilizar esses novos métodos. A colaboração interfuncional, o foco no cliente e o engajamento dos colaboradores são três elementos essenciais encontrados nas novas formas de gestão e que devem ser implementados na sua empresa para atingir melhores resultados e aumentar seu lucro. 

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