Antes de falarmos sobre as tecnologias que podem nos ajudar a reter conteúdo, é importante compreendermos como funciona o nosso processo de aprendizado. Existem 5 etapas do processo de aprendizado que devem ser seguidas para que as informações sejam assimiladas e retidas em nosso cérebro. As 5 etapas são:

  1. Aquisição/Compreensão: quando você recebe e compreende alguma informação, seja ela nova ou não; 
  2. Retenção: quando as informações recebidas são fixadas em nossa mente. Isso acontece quando estudamos ou revisamos o conteúdo compreendido na primeira etapa. É nessa etapa também que o conteúdo começa a ser retido em nossa memória a longo prazo;
  3. Aplicação/Prática: quando praticamos e aplicamos a informação aprendida e retida em nosso cérebro nas primeiras duas etapas. Essa é a etapa mais importante do processo de aprendizado;
  4. Disseminação: quando transmitimos o conhecimento adquirido, nossa capacidade de retenção de informação aumenta;
  5. Criação: quando criamos novos conteúdos através do que aprendemos nas últimas 4 etapas de aprendizado. 

Maneiras para reter conteúdo: 

Ao entender como o nosso processo de aprendizagem acontece, devemos utilizar maneiras para potencializar a retenção de conteúdo. Algumas dicas para reter informações são: 

  • Classificar a informação: como recebemos uma grande quantidade de informação diariamente, é importante que classifiquemos elas para facilitar o aprendizado. Dessa maneira, fica mais fácil lembrar alguma informação ou conteúdo. Quando você está aprendendo uma nova língua, por exemplo, é interessante classificar o vocabulário em comidas, lugares, partes do corpo, entre outras, para que seu cérebro faça as associações mais rápido, facilitando o aprendizado. 
  • Organização e associação: além de classificar a informação, é importante organizá-las e associá-las para que a memorização seja mais eficaz. Associar por ordem alfabética, formato e cores é uma técnica eficiente e que facilita a memorização de conteúdo. 
  • Imagem e proporção: criar uma imagem sobre a informação ou conteúdo ensinado é uma excelente maneira para reter conteúdo. Nosso cérebro tem maior facilidade em memorizar algo que tenha sido representado através de uma imagem ou figura. Ao ensinar sobre biologia, por exemplo, mostre fotos e gráficos sobre a localização de cada orgão. 
  • Importância da motivação: dar um sentido real e palpável para a informação aprendida é essencial para que seu cérebro retenha a informação e conteúdo apresentado. 

3 ferramentas que facilitam o aprendizado e a retenção de conteúdo

  1.  Realidade Virtual e Aumentada: Neste post aqui, explicamos como novas tecnologias como Realidade Virtual e Realidade Aumentada estão moldando novas formas de gestão. No caso da retenção de informação, essas tecnologias permitem que a informação se torne real, pois podemos ver o conteúdo através de óculos de realidade virtual e/ou aplicativos de realidade aumentada;
  2. Sala de aula invertida: essa metodologia incentiva que o funcionário/aluno aprenda o conteúdo antes de ser ensinado a ele(a) através de vídeo aulas, exercícios e atividades. Quando chega o momento de interagir com colegas de trabalho e gestores, o colaborador já praticou o conteúdo e está a par do que será ensinado ou comunicado;
  3. Gamificação: neste post aqui, explicamos o que é gamificação e quais são suas vantagens no meio corporativo. Em relação à apresentação de conteúdo, a Gamificação é um método muito eficiente, pois é divertido, motivador e cativante. Isso acontece pois o usuário tem uma experiência de aprendizagem imersiva e interativa: o conteúdo é ensinado através de exercícios de associação, classificação de informação, análise de vídeo, entre outros. A gamificação permite que o jogador pratique o conteúdo que está sendo ensinado, o que é essencial para a retenção de informações. Além disso, a Gamificação promove uma competição saudável, onde os usuários são estimulados e motivados a atingirem sua melhor pontuação pois serão recompensados no final. 

O processo de aprendizado e retenção de conteúdo é extremamente complexo, entretanto, existem estratégias que podem ser usadas para facilitar esse processo. Uma das estratégias é compreender as 5 fases do processo de aprendizado e utilizá-las de maneira eficiente para aprender e reter informação. Além disso, os conteúdos precisam ser classificados, organizados, assimilados, praticados e convertidos em figuras/imagens para que façam sentido dentro do nosso cérebro. Por fim, podemos fazer o uso de tecnologias, como a gamificação e realidade virtual e aumentada para simplificar o nosso aprendizado e retenção de novas informações.

Retenha mais conteúdo com a nossa ferramenta de gamificação para treinamentos

Deixe uma resposta