Um dos maiores problemas enfrentados pelos empregadores é a ausência de seus colaboradores, principalmente em treinamentos à distância e não obrigatórios por lei. Nesse artigo vamos abordar alguns conceitos e técnicas que podem ajudar a aumentar o interesse do funcionário em realizar os treinamentos disponibilizados pelo empregador.

Cultura de aprendizado

Quando estamos imersos em uma cultura que valoriza o estudo é mais fácil estarmos dispostos a participar. E vontade é o que não falta, cerca de 74% dos colaboradores sentem que ainda não alcançaram seu potencial por falta de oportunidades de desenvolvimento.

Um ambiente no qual grande parte dos funcionários se preocupam em aprender e desenvolver suas habilidades é motivador. E, por isso, treinamentos corporativos tendem à ser aceitos como parte do trabalho. 

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Comunicação próxima

56% dos colaboradores aceitariam realizar um treinamento sugerido pelo seu gestor. Esse incentivo é essencial para que os colaboradores se sintam confortáveis em participar e em se ausentar temporariamente de suas funções.

Lembretes periódicos, como e-mails ou até mesmo uma conversa informal incentivando os liderados a se engajarem, é uma forma de demonstrar a importância do treinamento. 

Propósito transparente


É importante que as pessoas entendam a importância do que estão fazendo.  Vivemos a era dos Millennials que buscam propósito em todas as ações que praticam e estão cada vez mais presentes nas companhias. O estilo de vida que anseia por mais conexão é algo visível nos últimos tempos. Cerca de 36% das pessoas consideram “Experiências aprendidas” como o maior fator de motivação no trabalho. A participação precisa estar ligada ao desenvolvimento profissional e deve ser valorizada pela empresa.

Conteúdo de qualidade

O conteúdo apresentado deve transparecer o cuidado e empenho despendido para sua criação.

Uma boa curadoria para a escolha do material utilizado, e um profissional de design de conteúdo que conheça as metodologias pedagógicas próprias para aprendizagem de adultos, são evidências do comprometimento e responsabilidade para  com os colaboradores e empresa. 

Treinamento Atrativo 

Com frequência treinamentos são tidos como massantes. Em geral, devido a forma como o conteúdo é apresentado. Longos documentos de texto e apresentações de slides intermináveis não são as melhores maneiras de envolver os participantes. 

Por outro lado, iniciativas que optam por atividades interativas, permitem uma maior conexão entre a teoria e a prática, tornando o treinamento mais prazeroso.

Algumas das técnicas utilizadas são:

Storytelling: narrativa que transmite o conteúdo de maneira lúdica e interessante

Gamification: elementos de jogos aplicados ao mundo corporativo, trazendo  conceitos de competição, recompensa e diversão no trabalho.

Leia mais: O que é gamificação? Entenda as vantagens


Na Kludo entendemos que treinamento é coisa séria, mas que pode e deve ser divertido. Há novas e melhores maneiras de promover o aprendizado, encorajar a busca de conhecimento e aprimorar suas habilidades. 

Desenvolver uma cultura de aprendizado com comunicação acessível e transparência de propósitos é um desafio grande, porém possível e gratificante. 

Que tal começar por um treinamento atrativo com conteúdo de qualidade ?!

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