Implementar um treinamento com gamificação exige planejamento e disciplina. Antes de colocar o projeto na rua é preciso passar por algumas fases para chegar à mensuração de resultados.

Pensando nisso, listamos abaixo todas as etapas do desenvolvimento de um processo de capacitação com uso de ferramentas de jogos, independente do porte ou segmento da empresa, já que acreditamos que pode ser divertido tratar de questões importantes no ambiente de trabalho de qualquer companhia!

Treinamento com gamificação: conheça as fases

Fase 1: Objetivo

Estabelecer um objetivo claro (e por que não metas?) ajuda bastante na hora de entender o que se espera do treinamento com jogos.

Fase 2: Diagnóstico
Utilizando técnicas de gamificação é possível levantar um diagnóstico bem feito de uma oportunidade de melhoria no setor que receberá o treinamento. Este é o ponto de partida adequado.

Fase 3: Estabelecer compromisso

Em seguida, é preciso identificar se há competência dentro de casa para seguir com o plano. Ou seja, entender quem serão os responsáveis por se dedicar ao processo (principalmente em empresas de porte médio e grande).

Fase 4: Execução
Com o auxílio dos especialistas no assunto, o time de tecnologia e aprendizagem da Kludo desenvolve a plataforma de forma personalizada, trazendo atividades do dia a dia dos colaboradores para o jogo.

Fase 5: Mensuração de resultados

Através da gamificação, os gestores acompanham o desempenho dos jogadores em tempo real e observam quais pontos precisam de mais ênfase para aplicação dos conteúdos. Neste momento também é possível estabelecer uma lógica de premiação ou recompensa a partir dos pontos acumulados na plataforma.

Agora que você já sabe as etapas do processo de implementação de um treinamento com gamificação fica mais fácil entender as inúmeras vantagens que este modelo de capacitação oferece.

Vamos conversar e entender quais são as necessidades do seu negócio?

Deixe uma resposta