O treinamento para profissionais da área da saúde traz benefícios que vão além de garantir níveis de excelência no atendimento aos pacientes e no sucesso do negócio. A qualificação ajuda a manter equipes motivadas e aptas a utilizarem equipamentos com alta tecnologia ou mais adequados a novos procedimentos.

Por apresentar recursos mais lúdicos, a gamificação tem sido uma das estratégias mais promissoras para clínicas e hospitais que precisam qualificar seus funcionários. Com um bom planejamento e altas doses de técnicas aplicadas na psicologia, os resultados são surpreendentes e imediatos, como equipes mais engajadas e redução de tempo e custo nos treinamentos.

Veja mais detalhes a seguir.

Entenda como funcionam os treinamentos para profissionais da área da saúde

Para começar, as capacitações são adequadas para a realidade de cada empresa. O cenário, o conteúdo, a linguagem e o método utilizados nos treinamentos são desenvolvidos o mais próximo da rotina e perfil dos funcionários.

Todas essas estratégias são capazes de engajar o colaborador, que se sente parte do game. E quando ele tem a oportunidade de customizar seu avatar, melhor ainda, porque o foco fica todo no aprendizado.

Além disso, o jogo apresenta características que aceleram uma competição saudável entre os usuários. Uma vez que há tarefas a serem cumpridas, por meio de regras estabelecidas e metas a serem atingidas.

Planejamento e metas são combinados previamente

Cada jogo exige um bom planejamento, objetivos e metas claras previamente definidos entre a empresa e o desenvolvedor do game.

A gamificação no setor da saúde pode ser aplicada para agilizar atendimentos, qualificar funcionários para o uso de novos equipamentos, alinhar as equipes às normas da empresa e até melhorar processos administrativos e gestão do estoque, por exemplo.

Em geral, os treinamentos são divididos por etapas, que levam a somatória de pontos e recompensas. Muitas vezes, só é possível avançar de fase com um número mínimo de pontos. No final, os valores são somados e o jogador entra num ranking.

Vantagens da gamificação nos treinamentos das equipes

Sempre na linha de frente com pacientes, para muitos médicos, biomédicos, enfermeiros, fisioterapeutas, além de técnicos e tantos outros profissionais que atuam no setor, um dos principais desafios é seguir motivado na carreira que escolheram. Falta de equipamentos e insumos para atender pacientes são alguns dos fatores que desestimulam.

Uma das principais vantagens para a empresa que contrata a gamificação para treinar seus médicos e enfermeiros é a significativa redução de custo e tempo, em relação aos longos treinamentos presenciais.

Além da possibilidade ter um feedback em tempo real, uma vez que os resultados são imediatos, ajudando aos profissionais a reterem melhor o conteúdo, descobrirem pontos fortes e fracos e aos gestores definirem melhorias nas performances e processos.

E por ser on-line, o profissional tem liberdade para fazer o treinamento no momento mais adequado para ele, em dias que não esteja de plantão, por exemplo, e do celular do tablet. E sem atrapalhar o descanso, uma vez que o conteúdo é tratado de forma lúdica e bem mais leve do que a rotina que estão acostumados no hospital.

Outras vantagens para os profissionais da saúde são:

  • Aptidão para utilizarem equipamentos de alta tecnologia;
  • Atualização das práticas da área;
  • Alinhamento ao perfil da empresa, como normas e procedimentos internos;
  • Feedbacks em tempo real.

Do ponto de vista técnico, o treinamento para profissionais da área da saúde se torna imprescindível para assegurar bons e precisos atendimentos aos pacientes, que têm a difícil missão de cuidar de vidas. Além de trazer melhorias na gestão de conflitos e assegurar inteligência emocional aos envolvidos.

Até porque o treinamento por meio da gamificação permite erros sem nenhuma consequência. Bem diferente da realidade de médicos e enfermeiros, em que, qualquer descuido pode trazer efeitos bastante negativos e até irreversíveis.  

Ficou interessado em saber mais sobre como a gamificação e os treinamentos on-line podem ajudar seus profissionais de saúde? Entre em contato com a gente e peça uma demo gratuita.

A Kludo oferece soluções direcionadas para a sua empresa.

Deixe uma resposta