Você que começou a trabalhar pouco tempo em home office já prestou atenção se o seu mobiliário mantém você em uma postura adequada? O lugar tem boa iluminação ou certa ventilação? Esses e outros fatores estão ligados à ergonomia laboral, ciência que estuda a relação do homem com seu ambiente de trabalho.

Sem contar que a ergonomia tem total ligação com a segurança no trabalho, com normas e treinamentos obrigatórios exigidos por lei, a fim de garantir o bem-estar e a saúde do trabalhador. Inclusive no home office!

É aqui que entra a gamificação, que nos ajuda a conhecer melhor o conceito de ergonomia. Na Kludo, por exemplo, o treinamento Ergonomia no Trabalho Home Office, desenvolvido em parceria com o Grupo Posture, traz conteúdos interativos e divertidos, cenários que simulam um home office real e permite que o usuário teste um ambiente de trabalho ideal dentro de casa.

Veja abaixo algumas sugestões que separamos para você.

Dicas para você melhorar sua ergonomia no home office

Nesses tempos de pandemia da Covid-19, em que boa parte das empresas liberou funcionários para trabalharem em casa, muita gente improvisou.

O notebook, o mouse e o teclado, agora, disputam espaço na mesa de jantar, ou estão quase que escondidos no canto do quarto, onde a iluminação e ventilação não são tão adequadas. Para evitar que o improviso se torne o novo normal, veja algumas orientações simples que podem ser usadas agora mesmo.

Local

  • Escolha um lugar na casa que não seja muito movimentado ou tenha pouca circulação, para não ser interrompido;
  • Prefira um espaço com ventilação natural. Se for necessário, opte por uma ventilação artificial, como ventilador ou ar-condicionado;
  • Evite reflexos na tela dos monitores, prefira luzes indiretas.

Mesa e cadeira

  • Mantenha pescoço alinhado e as costas retas mais próximo à cadeira;
  • Antebraços sempre apoiados e cotovelos próximos ao tronco;
  • As mãos devem ficar retas, sem desvio para cima ou para baixo;
  • O mouse deve ficar em posição que permita o cotovelo ficar perto do corpo;
  • Mantenha o teclado e o monitor na sua frente;
  • Os pés devem estar apoiados no chão ou em algum suporte;
  • Encontre um apoio para a lombar, para não forçar algum ponto da coluna.

Faça pausas

  • A cada 15 minutos ou até duas horas, no máximo;
  • Faça alongamentos esticando braços e pernas;
  • Aproveite esse tempinho para interagir com a família, com seu pet ou usar suas redes sociais;
  • Tome água e tenha uma alimentação leve ao longo do dia.

Como você pôde perceber, a ergonomia no home office é muito importante para manter a produtividade no trabalho, sem prejudicar a nossa saúde e o nosso bem-estar.

Caso você ainda tenha dúvidas em como adaptar um cantinho da casa para trabalhar, faça um teste antes em nosso treinamento na plataforma Em Casa. Aproveite para compartilhar este conteúdo e nosso game com algum amigo.

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