Neste post, nós vamos te mostrar algumas técnicas de Liderança e Gestão de Equipes. No final, você terá a chance de fazer um treinamento virtual gratuito que vai te ajudar a identificar seu estilo de liderança. Vamos lá? 

Em meio a novas relações de trabalho, onde todo mundo está literalmente “cada um no seu quadrado”, alguns elementos foram adicionados ao já complexo universo dos gestores, entre eles um desafio novo: o de liderar a distância.

Chega a ser um desafio manter a produtividade em alta, resolver problemas e conduzir reuniões on-line ao mesmo tempo em que os filhos estão em casa, o cachorro não para de latir, e por aí vai.

Você, que comanda equipes ou está à frente de um negócio, deve saber bem o que estamos falando e talvez até se reconheça em algumas dessas situações. Também não precisa largar tudo e sair correndo.

Ainda que a tecnologia esteja a seu favor e garanta uma boa gestão empresarial, algumas práticas recomendadas por especialistas funcionam para diferentes perfis de liderança. Veja abaixo:

Liderar a distância requer aprendizado coletivo

Quando o home office deixa de ser uma escolha e passa a ser regra na empresa, ou se torna forte tendência no mercado de trabalho, o jeito é encarar a nova rotina.

E o trabalho remoto pode ser bastante eficaz e produtivo quando gestores e liderados entram em sintonia. Uma relação que pode ser construída no dia a dia, em que juntos vão identificando as habilidades e limitações de cada um, de modo que esse movimento traga mais segurança a todos.  

Claro que, cabe ao comandante desse barco conhecer bem seu time, a fim de traçar estratégias e redefinir fluxos para que as entregas sejam cumpridas. 

Saiba ouvir e esteja perto da equipe

Como você, muitos dos subordinados também não estão acostumados a trabalhar a distância. É importante saber ouvir suas dores, entender os problemas que enfrentam em suas casas, seja por problemas técnicos com a internet, seja por falta de infraestrutura para uma adequada ergonomia no trabalho.

Estar por perto, ainda que por mensagens de whatsapp, e-mails, reuniões virtuais, dá segurança ao liderado, que se sente mais acolhido sabendo que pode contar com o suporte de alguém que não só o compreende, mas também dá conta do recado.

Outras práticas que você pode adotar no seu dia a dia são:

  • Tenha disciplina e demonstre maturidade na solução de problemas;
  • Cultive a empatia pelo outro e mostre-se solidário;
  • Mantenha a equipe motivada e unida falando de projetos ou trazendo ideias novas para um trabalho;
  • Seja rápido, mas assertivo nas decisões;
  • Sempre que possível, envolva sua equipe na resolução dos problemas.

E nunca se esqueça de dar sempre o exemplo. Liderar a distância sempre vai exigir de você competências ainda não desenvolvidas. Tenha inteligência emocional nessa hora, respire fundo, medite, tire um tempo para você e sua família.  

O home office favorece descobertas, porque teoricamente a gente ganha o tempo do deslocamento para o trabalho, podendo dedicá-lo aos estudos, autocuidados e ao lazer. Aproveite para refletir sobre seu estilo de liderança e desenvolver outras habilidades, até para seu crescimento pessoal.

Uma última dica é: invista em sua própria capacitação, com treinamentos on-line customizados e que sejam úteis para o seu dia a dia. Você já se autoavaliou, por exemplo?

A gente indica nosso treinamento on-line e gratuito Home office: liderança sem distâncias. Nele você testa seus conhecimentos sobre o assunto e descobre que tipo de líder você é, mas de um jeito descontraído e bem mais divertido. Bom jogo!

Deixe uma resposta