Já pode trabalhar fora de casa? Calma porque tem muita regra, e vamos te contar tudo neste post. Tem até um jogo da Kludo para você se divertir e treinar antes.

Depois deste histórico período de pandemia em que vivemos, “nada será do jeito que já foi um dia”, como já dizia a música de Lulu Santos. É que o afrouxamento do distanciamento social está garantindo, aos poucos, a retomada das atividades econômicas.

Só que trabalhar fora de casa vai ser bem diferente, acredite. Para você não fazer feio, que tal começar a treinar agora mesmo, com o game Retorno ao Trabalho que preparamos aqui na Kludo? O jogo mostra quais medidas de prevenção e segurança devem ser tomadas na volta das atividades.

Para começar, vai ser obrigatório usar máscaras e higienizar as mãos o tempo todo. Você que trabalha em prédios comerciais, se prepare. Vai ter a temperatura testada logo na entrada, e se tiver algum sinal de febre ou outros sintomas de gripe, volte para casa. Também não vai poder cumprimentar os colegas com beijos e abraços, viu?

Além disso, o limite de permanência no escritório são quatro horas por dia. E as janelas e as portas devem ficar sempre abertas. Está achando muito? Tem mais! E a gente recomenda a leitura para você não perder nenhum detalhe.

Fase a fase da retomada

Como já contamos, os órgãos oficiais estão flexibilizando o distanciamento social e permitindo que as pessoas retornem devagar às atividades sociais e suas agendas corporativas.

Só que não dá para sair correndo de casa e ficar pulando no meio da rua, ainda. Muitas regras e cuidados com a higiene devem ser seguidos à risca.

Funciona como um game, que tem várias fases. Cada uma delas determina o que pode ou não funcionar. Olha só:

Fase 1, vermelha: alerta máximo e só podem funcionar os serviços essenciais.

Fase 2, laranja:  fase de controle, com medidas restritivas.

Fase 3, amarela: flexibilização, com maior liberação das atividades.

Fase 4, verde: menos restrições.

Fase 5, azul: o novo normal controlado, mas seguindo protocolos.

Boa parte do Estado de São Paulo está na fase laranja. Para avançar para as outras e chegar ao game over, é preciso um esforço coletivo. Bora fazer isso junto?

Medidas de saúde e segurança que valem para todos

Para começar, qualquer sinal de mal-estar, febre ou sintomas de gripe fique em casa. Mas se a sua saúde estiver tinindo – e você não teve em contato com alguém com sintomas, a conversa é outra.

Escolha uma roupa bacana, afinal, faz tempo que ela não sai do seu guarda-roupa, separe uma máscara, seu acessório inseparável, e avance uma casinha.

Os prédios comerciais serão obrigados a fazer testagem de temperatura. Quem apresentar um grau igual ou maior que 37,5°, terá que voltar para a casa.

Nos elevadores, só poderão entrar duas pessoas ao mesmo tempo. Vai ser necessário manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro, inclusive nas estações de trabalho. Também é importante higienizar as mãos com frequência, seja com álcool em gel, seja com água e sabão.

Outra recomendação dos órgãos públicos é organizar horários alternativos para os funcionários, com o objetivo de evitar o pico no transporte público. Além de estimular o trabalho remoto e priorizar as reuniões virtuais, sempre que possível.

A gente reconhece que são muitas regras e restrições nesta retomada das atividades. Logo a gente se acostuma! Para você não fazer feio, lembre-se de fazer um test-drive em nosso game Retorno ao Trabalho, na plataforma Em Casa. É rápido e gratuito e você ainda pode acessar outros treinamentos que vão te ajudar nessa retomada. 

Deixe uma resposta