Comunicação simplificação, metas claras, práticas de saúde e bem-estar e happy hours virtuais são algumas sugestões. Confira.

Com boa parte das equipes ainda em home office e muitos gestores já considerando o trabalho remoto definitivo, a saída tem sido ampliar a oferta de apoio aos colaboradores. Manter a equipe engajada, motivada e atenta a prazos e projetos está exigindo uma dinâmica diferente nas empresas.

Além de benefícios como vale-transporte, vale-refeição, assistência médica e ajuda de custo com internet e telefone, tem empresa inovando.

Algumas estão oferecendo programas de treinamento, apoio psicológico, happy hours virtuais – com direito a envio de bebidas e salgadinhos na casa dos funcionários – até kit de boas-vindas para novos colaboradores, com canecas, notebooks e outros itens de escritório.

Dá até vontade de trabalhar em algum desses lugares, não é verdade?! Inspire nessas ideias e anota outras cinco dicas que são infalíveis para manter o pessoal animado durante o expediente.

1)      Estimule a qualificação técnica e pessoal

Estimular o pessoal a fazer cursos de qualificação profissional on-line é uma boa estratégia de engajamento. Que tal investir na gamificação para engajar novos colaboradores ou treiná-los para um novo projeto, sistema que será usado na empresa? Além de aprenderem e reterem muito melhor o conteúdo, será uma forma de distração no meio do expediente.

2)      Simplifique a comunicação

Criar canais para trocas rápidas de mensagens é uma boa alternativa para simplificar a comunicação. O ideal é que os grupos de WhatsApp, tão comuns hoje em dia, sejam mais específicos, apenas com a presença das equipes ou responsáveis por um projeto. Deixar dados e arquivos armazenados em nuvens, de fácil acesso a todos, é outra dica valiosa, especialmente quando se está a distância.

3)      Estabeleça objetivos e metas claras

O resultado de um trabalho, bem feito e com o cliente satisfeito, é o que mais importa, concluem especialistas. Quando o funcionário conhece a demanda, tem clareza nas suas funções e as metas que precisam ser alcançadas, e entende a confiança que lhe é passada, o comprometimento se torna natural e ele mais engajado com a empresa.

4)      Incentive práticas que garantam a saúde e o bem-estar

Mais que ter uma infraestrutura adequada e pausas ao longo do dia, experimente oferecer práticas laborais, aulas de yoga ou meditação uma vez por semana, por exemplo. Faça parcerias com academias, por exemplo! Palestras de mindfulness ou acompanhamento para gestantes também são boas opções, que vão além da ergonomia no ambiente de trabalho.

5)      Ofereça melhorias no home office ou amplie benefícios

Grandes empresas estão escritórios completos para os funcionários em casa. Com direito a móveis planejados e toda a infraestrutura de hardware necessária. Além disso, a telemedicina é uma realidade durante a pandemia, veja como funciona o acesso a empresas.

Quanto menos ferramentas, programas e sistemas ficarem disponíveis, mais ágil se tornam os processos e o trabalho caminha melhor. Cuidado também o excesso de urgência, estabelecendo prioridades e interrupções sem necessidade.

Apesar dessas dicas que consideramos valiosas para a empresa, só você conhece sua equipe, as necessidades e dores de cada um para garantir um bom engajamento.

Quer saber mais sobre como a gamificação pode ajudar sua equipe, entre em contato com a gente. Na Kludo, os projetos são customizados conforme as suas necessidades.

Até a próxima. 

Deixe uma resposta