Uma dúvida bastante comum dos funcionários de empresas que já estão retornando às atividades presenciais é como vão ficar os ambientes comuns no trabalho. Na Kludo, nossas equipes já estão treinando antes de irem a campo no game Retorno ao Trabalho, que tem um conteúdo completo sobre boas práticas.

Isso porque na retomada refeitórios, espaços de café, banheiros, corredores, vestiário, áreas de descanso e qualquer ambiente onde muitos objetos são compartilhados, todo cuidado ainda vai ser pouco para evitar o contágio e a disseminação da Covid-19.

No refeitório, por exemplo, vai ser quase “cada um no seu quadrado”. Porque o espaço mínimo entre as pessoas, filas ou mesas, deve ser de pelo menos um metro e meio e cada um com seus talheres.

Todas as medidas de segurança e de saúde foram estabelecidas pelo Governo. Vale conferir abaixo algumas delas.

Ambientes de trabalho devem ser higienizados

A limpeza vai ser mais frequente e nos mínimos detalhes. Nada vai poder passar despercebido do pano com álcool ou qualquer outro material de limpeza que o pessoal na sua empresa esteja acostumado a usar. Maçanetas, botões de elevadores, teclados, mouses, monitores, cadeiras, tomadas, entre outros.

As janelas devem ficar abertas o maior tempo possível, para ventilar os ambientes e evitar a proliferação do vírus.

Já os bebedouros só podem ser usados para encher copos e garrafas que, aliás, precisam ser descartáveis e/ou individuais.

Refeitório: cada um no seu quadrado

Nada vai poder ser compartilhado e a higiene também deve ser constante nas mesas, bancadas e qualquer superfície. Aqui vão algumas dicas:

Talheres e copos são de uso individual, e nada de dividir a esponja para lavar a louça. O que não der para lavar, deve ser descartado.

O distanciamento entre as mesas será de 1,5 metro. Nas empresas que têm autosserviço, tipo bandejão, os cuidados precisam ser redobrados.

Os pegadores e talheres precisam ser trocados com frequência, e deve haver protetor sobre as estruturas. Além de ser obrigatório o uso de máscaras e evitar conversar durante o serviço.

Uma última dica é alternar horários das equipes, de modo que não haja aglomerações nos refeitórios.

Ao seguir essas recomendações nos ambientes de trabalho, e até em outros espaços coletivos, aumentamos as chances de estarmos todos juntos mais rápido.

Treine você também o Retorno ao Trabalho em nossa plataforma Em Casa. Tem orientações não só para os ambientes de alimentação, mas um conteúdo completo de boas práticas de retorno ao escritório.

Até a próxima!

Deixe uma resposta